A Tendinite Calcárea ou Tendinite calcificante do ombro é uma doença do ombro, de etiologia desconhecida que se caracteriza pelo acúmulo e deposição de cristais de Cálcio em um ou mais tendões do manguito rotador do ombro.
A Tendinite Calcárea pode acometer 7,5% da população em geral, afeta mais o tendão supraespinal, mais comum em mulheres com idade entre 40 e 60 anos e pode acometer os dois ombros em até 25% dos casos. Pode ter relação com Diabetes , Hipotireoidismo, Calculose renal e Alterações hormonais do Estrogênio, mas a causa exata permanece desconhecida.
Na Tendinite Calcárea ocorre formação dos depósitos de cálcio, seguidos
meses depois pela reabsorção dos cristais de cálcio.
Detalhe das calcificações no ombro. Radiografia do ombro – calcificações
A dor do ombro na Tendinite Calcárea, geralmente ocorre pelo aumento da pressão sobre o tendão e pelo processo inflamatório na fase de reabsorção das calcificações, porém como a reabsorção não ocorre de modo igual nas calcificações o paciente pode experimentar diversos períodos de melhora alternados com piora da dor. A dor piora com elevação do braço.
Ainda não existe um “padrão ouro” no tratamento da Tendinite Calcárea do ombro, variando desde anti-inflamatórios, fisioterapia , Terapia por ondas de choque extracorpórea, aspiração guiada por ultrassom e cirurgia artroscópica para retirada das calcificações.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre o ombro? O ortopedista especialista em Ombro e cotovelo pode avaliar adequadamente seu ombro e orientar o melhor tratamento para sua recuperação. Compartilhe com os amigos.